Dados importantes sobre delivery para restaurantes
Conveniência é a palavra de ordem. Por ser a máxima para o consumidor, o delivery assume papel fundamental na concretização dessa promessa no mercado de foodservice.
Segundo dados da pesquisa Crest, em 2017 o delivery representou 7% do faturamento dos negócios de alimentação fora do lar. Assim, num mercado caracterizado pela pulverização, o gráfico abaixo destaca a performance dos quatro principais segmentos de entrega, reforçando a ampla concentração de 23% em Quick Service Restaurant, terminologia americana para o usual Fast Food.
Fonte: Pesquisa Crest, 2017 – Gráfico 1 – Concentração de pedidos delivery em foodservice
Aplicativos de pedido
A combinação dos aplicativos para pedido e entrega segue em franco crescimento entre os consumidores brasileiros. Porém, a equalização financeira para os operadores de foodservice nem sempre é verdadeira, uma vez que os grandes players do setor de aplicativos praticam taxas que, em algumas operações, não permitem a rentabilização do modelo de delivery para restaurantes.
Exemplos de saída
Em resposta à necessidade de recomposição das margens dos operadores no delivery, surgem aplicativos web com uma nova proposta como, por exemplo, o Super Menu, que combina a função para pedido delivery e salão, ampliando a oportunidade de digitalização do relacionamento do estabelecimento com o consumidor, em um modelo de remuneração bastante palatável.
No eixo de entregas, a Rappi é destaque como empresa unicórnio e Loggi se mostra em evolução nas soluções para delivery no foodservice.
Além disso, no contexto de acesso e conveniência, há de se destacar ações como a da brMalls, que possui 39 bandeiras de Shoppings sob sua gestão e firmou parceria com a Delivery Center, que, além de entregar qualquer produto das lojas dos malls, atenderá ao delivery da praça de alimentação.
Então, outro exemplo nessa linha é a parceria do Shopping Mueller de Curitiba com o James Delivery, outro aplicativo de entrega com operação de forma semelhante.
Como construir um modelo de delivery para restaurantes rentável
Então, a construção de um modelo de delivery rentável em foodservice deve considerar 5 pontos:
- Segmentação – ela dirige a escolha do consumidor segundo seus desejos e preferências.
- Definição de mix – assertividade em produtos preferidos pelo cliente.
- Embalagem – manutenção da integridade do produto em qualidade e segurança na não violação.
- Precificação – combos e promoções.
- Pontualidade na entrega – construção de relação de confiança.
Portanto, o delivery para restaurantes é uma oportunidade para alavancar receita em operações instaladas e, cada vez mais, discute-se como modelo de negócios. Ou seja, o clássico case do China Box que por anos não teve loja mostra-se inteligente e atraente como oportunidade para redes e empreendedores do segmento.
Conteúdo de: Gouvêa Foodservice
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*Imagem reprodução